terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Sugestão de Planejamento - Projeto de Leitura

A profª Rosimar, do 2º AE, desenvolveu com suas turmas 201(manhã) e 203(tarde), um projeto de leitura que teve como motivação a Turma da Mônica.
A seguir a profª deixa uma sugestão de planejamento para ser trabalhado em sala de aula.

  • PROJETO:
MAURÍCIO DE SOUSA – TURMA DA MÔNICA
  • EIXO:
LEITURA
PRODUÇÃO DE TEXTO
APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA
DESENVOLVIMENTO DA ORALIDADE
COMPREENSÃO E VALORIZAÇÃO DA CULTURA ESCRITA
  • OBJETIVOS DO PROJETO:
INTENSIFICAR O HÁBITO DA LEITURA, QUE SE MOSTRA ESSENCIAL PARA O DESENVOLVIMENTO DE UMA BOA ESCRITA E PERMITE UM APROFUNDAMENTO DA IDEIAS
COMPREENDER QUE A LEITURA É FONTE DE CONHECIMENTO QUE AMPLIA A VISÃO DE MUNDO
CONHECER AS OBRAS DE MAURÍCIO DE SOUSA, COMO SEUS VÁRIOS GÊNEROS LITERÁRIOS: HISTÓRIA EM QUADRINHOS, LIVROS, FICHAS BIOGRÁFICAS
PRODUZIR TEXTOS DEMOSTRANDO MELHORIA EM SEQUÊNCIA DE IDEIAS, PONTUAÇÃO, PARÁGRAFOS, ESTÉTICA, ORTOGRAFIA, ESPAÇAMENTO ENTRE AS PALAVRAS
UTILIZAR AS PONTUAÇÕES CORRETAS NOS DIÁLOGOS E DIFERENTES TIPOS DE LETRAS
  • DESENVOLVIMENTO:
APRESENTAÇÃO DO PROJETO “MAURÍCIO DE SOUSA – TURMA DA MÔNICA” COM O VÍDEO CINE GIBI “O GUARDA-CHUVA VOADOR”, ONDE OS ALUNOS ASSISTIRAM VÁRIAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS EM FORMA DE FILME, O AUTOR MAURÍCIO DE SOUSA FALANDO DO SEU PROJETO “TURMA DA MÔNICA” E APRESENTAÇÃO DOS PRINCIPAIS PERSONAGENS.
EM SALA DE AULA, FOI APRESENTADA A BIOGRAFIA DE MAURÍCIO DE SOUSA, OS ALUNOS ESCOLHERAM E PINTARAM ALGUNS DOS PRINCIPAIS PERSONAGENS DA TURMA DA MÔNICA.
NO CANTINHO DA LEITURA, DURANTE TODO 3º E 4º BIMESTRE, FICARAM EXPOSTOS GIBIS DA TURMA DA MÔNICA INFANTIL E JOVEM, LIVROS DAS LENDAS BRASILEIRAS E CONTOS DE FADAS RECONTADOS POR MAURÍCIO DE SOUSA E FICHAS BIOGRÁFICAS DOS VÁRIOS PERSONAGENS PARA OS ALUNOS LEREM.
FORAM APRESENTADOS OS DIVERSOS TIPOS DE BALÕES USADOS NAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS, A ATIVIDADE REALIZADA: CADA UM ESCOLHE UM GIBI, IDENTIFICA OS TIPOS DE BALÕES NAS HISTÓRIAS E QUAL A FUNÇÃO DE CADA BALÃO.
O ALFABETO DA TURMA DA MÔNICA FOI UTILIZADO COMO FICHA DE LEITURA ORAL, ONDE ERAM IDENTIFICADAS AS PALAVRAS COM A LETRA TRABALHADA DO DIA E OS ALUNOS EM GRUPO LIAM A FICHA DE LEITURA EM FORMA DE JOGRAL.
FOI APRESENTADA A TURMA A PARTE MENOR DO GIBI, QUE SÃO AS TIRINHAS DOS QUADRINHOS, PARA LEITURA ORAL E INTERPRETAÇÃO ESCRITA.
NA PRODUÇÃO DE TEXTO FOI CRIADO COM A TURMA, HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COOPERATIVAS, ONDE AS CENAS TINHAM BALÕES VAZIOS PARA SEREM ELABORADOS TEXTOS COM DIÁLOGOS.
OUTRA FORMA BEM LEGAL DE PRODUÇÃO DE TEXTO FOI TRANSFORMAR TEXTOS DE LIVROS COMUNS, COMO DA AUTORA MARY FRANÇA, EM HISTÓRIAS EM QUADRINHOS, ONDE FOI TRABALHADO O DIÁLOGO ENTRE OS PERSONAGENS, TIPO DE LETRA NOS QUADRINHOS E A PONTUÃO CORRETA EM DIÁLOGOS.
UTILIZANDO AS TIRINHAS, ALÉM DA LEITURA ORAL E INTERPRETAÇÃO ESCRITA, FOI TRABALHADA A TRANSFORMAÇÃO DO DIÁLOGO DOS BALÕES, EM TEXTO ESCRITO COM NARRATIVAS, SENDO TRABALHADOS OS CONTEÚDOS DA PRODUÇÃO DE TEXTO, TAIS COMO: PARÁGRAFOS, ESPAÇAMENTO ENTRE AS PALAVRAS, LETRA MAIÚSCULA E MINÚSCULA, ORTOGRAFIA, PONTUAÇÃO CORRETA, DIÁLOGO, SEQUÊNCIA DE IDEIAS E ORGANIZAÇÃO ESTÉTICA.
O PROJETO MAURÍCIO DE SOUSA – TURMA DA MÔNICA DESPERTOU NA TURMA MAIOR INTERESSE PELA LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO, COM AS HISTÓRIAS DIVERTIDAS E DE VIVÊNCIA DO PÚBLICO INFANTIL, ONDE TIVERAM CONTATO COM UM MATERIAL QUE NÃO É HABITUAL NA MAIORIA DAS CASAS, POR ESSE MOTIVO ALÉM DE LER OS GIBIS EM SALA DE AULA, A TURMA TEVE OPORTUNIDADE DE LEVÁ-LOS PARA CASA, ASSIM TODA FAMÍLIA TAMBÉM PARTICIPOU, POIS CADA VEZ QUE LEVAVAM UM GIBI NO FIM DE SEMANA, TINHAM QUE LÊ-LO E DEPOIS EM SALA DE AULA APRESENTAR A PARTE QUE MAIS ACHARAM INTERESSANTE A TURMA.




Nenhum comentário: